Vai decorar o carro para a Copa do Mundo? Veja o que pode render multa

Advogado Marcos Poliszezuk, sócio fundador do Poliszezuk Advogados alerta que a personalização dos veículos é permitida, desde que não comprometa a visibilidade do condutor, a identificação do automóvel ou outras exigências previstas na legislação de trânsito.

Embora seja comum decorar veículos durante a Copa do Mundo, alguns enfeites podem gerar multas e até retenção do automóvel quando violam regras do Código de Trânsito Brasileiro. Entre as situações de risco estão bandeiras cobrindo a placa, acessórios que prejudicam a visão do motorista, adesivos que alterem significativamente a cor do veículo sem regularização, o uso de bandeiras para fora das janelas durante a condução e buzinaços excessivosadvogado Marcos Vinicius Poliszezuk, a matéria enfatiza que os motoristas devem ter atenção especial ao uso de adesivos nos vidros e demais elementos que possam comprometer a visibilidade ou descumprir exigências técnicas da legislação de trânsito. Segundo ele, a decoração é permitida, mas deve respeitar os limites legais para não colocar em risco a segurança viária nem resultar em autuações.

Em síntese, a orientação de Marcos Poliszezuk é que o torcedor pode demonstrar apoio à Seleção Brasileira, desde que a decoração não interfira na identificação do veículo, na visibilidade do condutor ou em outras exigências previstas pelo CTB, evitando assim multas e demais penalidades. 

Compartilhe

Confira mais notícias

Por Marcos Poliszezuk 19 de junho de 2026
Advogado Jefferson Leão Pires, do Poliszezuk Advogados, alerta que a aprovação no Move Aplicativos não garante o financiamento e destaca a importância da organização financeira e da regularidade cadastral para aumentar as chances de crédito.
Por Marcos Poliszezuk 19 de junho de 2026
Advogado Marcos Poliszezuk, sócio fundador do Poliszezuk Advogados, afirma que o novo Marco Legal do Transporte Público moderniza o financiamento do setor, amplia a fiscalização da qualidade dos serviços e fortalece o debate sobre a tarifa zero.